Neste post faremos um review do Mercado Bitcoin como plataforma para comprar, vender e transacionar Bitcoins.

Mercado Bitcoin é Seguro

Utilizamos principalmente o Mercado Bitcoin para comprar e vender Bitcoins, destacar os seguintes pontos:

Histórico

Já falamos anteriormente do Mercado Bitcoin em outros posts – Corretoras de Bitcoin no Brasil – onde falamos das três maiores corretoras no Brasil e fazemos um pequeno comparativo de taxas. Neste post temos um video que fala sobre o Rodrigo que é o Fundador do Mercado Bitcoin. Vale apena assisti-lo para que saiba um pouco de sua trajetória.

O Rodrigo conta uma história bastante interessante de superação e sucesso.

Pontos positivos

Identificamos algumas coisas que tornam o Mercado Bitcoin uma plataforma boa para se operar Bitcoins.

Operação Nacional

O Mercado Bitcoin é uma das corretoras que está a mais tempo no mercado. Consequentemente possui mais experiencia se comparado aos novos players que estraram no mercado nos últimos anos. Para que os segue no twitter e redes sociais em geral é possível ver a preocupação com a comunicação e o fornimento de serviços para os usuários.

Por se tratar de uma plataforma nacional a operação fica bastante facilitada e você pode passar a comprar Bitcoins com reais apenas depositando dinheiro em sua conta no Mercado Bitcoin:

Segurança

Talvez o fator mais importante a ser considerado quando escolhemos nossa corretora, principalmente para leigos e pessoas físicas. Um dos maiores riscos de perda de dinheiro é o roubo da sua carteira, ou seja, neste caso, o roubo da sua conta na corretora. Por esse motivo diversos medidas de segurança podem ser aplicadas para que este risco seja minimizado. O Mercado Bitcoin já às aplica e elas funcionam muito bem:

  1. Dupla autentificação ao sacar seu dinheiro (e-mail)
  2. Necessidade de inserir um PIN ao sacar o dinheiro
  3. Dupla autentificação por aplicativo (Authy)
  4. Necessidade do envio de documentos com selfie para depósitos de dinheiro
  5. Avisos quando operações são realizadas ou algum valor em Bitcoin é recebido
  6. Phishing: palavra de segurança
  7. Certificado SSL (essencial em qualquer site em que você utiliza um login e senha)

Algo que gostamos também é o fato de o mercado Bitcoin estimular a melhora da segurança listando quais os pontos que você precisa melhorar para ter mais segurança:

Mercado Bitcoin é Seguro

Interface

O Mercado Bitcoin possui um interface bastante amigável, e após ter utilizado a FoxBit e o Bitcoi To You podemos afirmar que o Mercado Bitcoin nos pareceu mais amigável. A estrutura do site parece ser algo mais estável, construída não tão às pressas. Para quem já trabalhou com desenvolvimento web, fica claro que a Foxbit gastou pouco tempo para desenvolver sua plataforma, e ao nosso ver isso é um ponto bastante positivo para o Mercado Bitcoin. A estabilidade e a qualidade da plataforma refletem a experiência e qualidade do serviço, e neste aspecto podemos adicionar como fator de segurança para o Mercado Bitcoin

Em um mercado onde o consumidor entende pouco do assunto, pequenos detalhes podem ser o diferencial para que o usuário passe a utilizar mais uma corretora do que outra.

Mercado Bitcoin é Seguro

Pontos Negativos

Disponibilidade

Mesmo que o Mercado Bitcoin tenha uma disponibilidade boa se comparado à outros sites que podemos observar no mercado, sua disponibilidade de serviço ainda é pior do que à de um banco ou de um site de maior volume de acessos tal como um uol, ou mercado livre.

Obviamente que estamos falando de um site cujo serviço é 24 horas e depende de características tecnológicas diferentes dos sites que citamos. Porém, para um mercado onde é essencial a alta disponibilidade, e ela é necessária 24/7, este é um fator crítico para escolha do serviço. Caso ele não tenha uma disponibilidade muito alta, grandes fundos que operam grandes volumes não poderão te-lo como único fornecedor do serviço.

A questão da disponibilidade é bastante complexa mas, só para se ter uma ideia, no momento em que escrevemos este post o serviço estava indisponível.

Mercado Bitcoin é Seguro

Recentemente o Mercado Bitcoin está enfrentando alguns problemas de infra-estrutura devido à falta de escalabilidade. Este é o resultado do aumento da demanda por Bitcoins nos últimos tempos o que também ocasionou o aumento recente de preços (atualmente: R$ 57.000,00 aproximadamente).

Liquidez

Para grandes volume operar no Brasil pode vir a ser uma dificuldade, dado o tamanho do mercado de Bitcoins. Para grandes volumes talvez seja necessário operar no mercado americano ou chinês.

As maiores corretoras no mundo são americanas ou chinesas. E hoje elas operam diversar criptomoedas além do Bitcoin o que é um atrativo a mais para quem quer investir no mundo de criptomoedas e ideias baseadas em blockchain.

Oferta de moedas

O Mercado Bitcoin, para Bitcoins é uma boa corretora de fato, porém no mundo de hoje isso não é o suficiente. Para quem quer investir em criptomoedas não pode se ater apenas ao Bitcoin. Para que tenha um portifólio mais estável você pode aplicar em diferentes criptomoedas que se baseiam em outras ideias Blockchain.

Neste Ponto o mercado Bitcoin deixa a desejar, porém já se diferencia com relação ao seus concorrentes brasileiros . Oferece hoje Bitcoin Cash, Bitcoin Gold e Lite Coin que são moedas com boa liquidez e também fáceis de se transacionar.

Se o compararmos por exmplo com a Bittrex, que já foi avaliada neste blog (Bittrex é confiável?), o Mercado Bitcoin ainda tem muito a acrescentar no mercado brasileiro.

Entendemos que também é uma questão de demanda por parte dos clientes por estas outras criptomoedas. Porém a oferta estimula a curiosidade e ao nosso ver é papel destas que foram as corretoras pioneiras estimular o consumo de outras criptomoedas.

Mercado Bitcoin é Seguro

Conclusão

Ainda há muito o que evoluir. Se compararmos com grandes players internacionais, o Mercado Bitcoin pode deixar a desejar em alguns aspectos. No que se trata de segurança tecnológica, o Mercado Bitcoin aparentemente se comporta bem. É difícil avaliar o quão seguro seu dinheiro estará nesta corretora, porém, como empresa o Mercado Bitcoin é a que possuí maior status confiança dentro do mercado brasileiro.

 

veja mais em:

Aumento do preço do Bitcoin em 2017

O que é Blockchain?

 

 

Posts Relacionados

Bitcoin

Foxbit é confiável?

Um dos principais fatores a ser considerado na escolha de uma corretora de criptomoedas é a confiança que a empresa transmite. Hoje iremos analisar a Foxbit, a corretora brasileira que opera o meio volume de Leia mais…

Bitcoin

Previsão do Preço do Bitcoin 2018

Neste post iremos dar algumas das previsões que o mercado tem feito com relação ao preço do Bitcoin no futuro, ou mais especificamente em 2018. Além disso, falaremos um pouco das perspectivas um pouco mais a Leia mais…

Bitcoin

É seguro investir em Bitcoin?

Vamos falar um pouco sobre investir em Bitcoin e até em outras criptomoedas. Será que é seguro comprar Bitcoins para vender posteriormente em uma expectativa de aumento do preço da moeda? O conceito de segurança, Leia mais…