Genesis-Mining realmente é confiável?

É possível confiar em mais uma mineradora na nuvem dado que temos um péssimo histórico relacionado à scams de Bitcoins.

Uma coisa é fato, a internet prove diversas fontes de informações, porém é difícil identificar se é confiável ou não. Logo, por qualquer razão uma empresa pode parecer maravilhosa ou um grande golpe de um dia para outro, basta que uma informação falsa ou verdadeira se propagar.

Aqui vamos apontar alguns indicativos que nos levam a crer que não se trata de um esquema de Ponzi ou algo do tipo:

Servidores

O próprio site do Genesis-Mining fornece imagens e inclusive videos ao vivo (pelo menos até onde é possível avaliar) para que sejam vistos os servidores que estão sendo usados para mineração.

Existe a possibilidade de que estes vídeos sejam “fakes”? Sim, porém existem perícias técnicas que poderiam apontar tal fraude. Ainda sim, caso o vídeo seja real porém com máquinas falsas, poderíamos pensar “não seria mais fácil de fato comprar máquinas de mineração do que criar máquinas falsas que não tem qualquer propósito?”.

Modelo de negócio

Normalmente esquemas de pirâmide se baseiam em uma estrutura que depende da aquisição de novos clientes e para que isso ocorra é necessário um incentivo para que os clientes busquem novos clientes de forma ativa. Este incentivo não existe. O que pudemos identificar são pequenas promoções porém nada que realmente torne ou não o investimento rentável.

Portanto a hipótese de que este seria o tão conhecido esquema de pirâmide parece ser falha dado que seu modelo não se assemelha com outros esquemas de pirâmides conhecidos tal como o que ocorreu com a Herbalife

Fundação

Genesis-Mining teve sua fundação em 2013 e portanto já está a quase 4 anos em operação. Esquemas de Ponzi normalmente tem uma sobrevida não muito longa. Lógico que podemos citar exceções tal como a própria Herbalife, porém torna-se complexo e imporvável que encontremos empresas com Scams tão complexos e bem elaborados. Abaixo vemos a foto dos fundadores do Genesis-Mining. Obviamente que fotos e videos podem ser montagens e falsificações, porém estaríamos partindo de uma hipótese de que os criadores do Genesis-mining teriam criado uma série de falsificações, fraudes, com alta complexidade para esconder uma operação que não existe, operação esta que seria mais fácil de ser construída do que manter esta série de falsificações. Neste caso, preferimos partir do pressuposto de que os fundadores iriam preferir a alternativa mais simples e de menor risco, dado que falir uma empresa dá prejuízos enquanto que fraudes são crimes e podem levar à prisão, ou seja, levam a um malefício maior.

obviamente que a mineração na nuvem tem seus altos e baixos e eventualmente estas mineradoras param de pagar seus investidores simplesmente por aspectos técnicos tal como o valor da moeda minerada ou a dificuldade de mineração. Eventualmente, quando uma empresa passa a não dar lucro ela é sujeita a ataques infundados de coisas que não tem absolutamente nenhuma coerência com o realidade apenas na necessidade de tentar explicar algo que elas não entende por um argumento que elas entendem minimamente.

Riscos

De fato empresas que trabalham com Bitcoins possuem o risco inerente associado ao preço do Bitcoin assim como outras variáveis técnicas associadas. De fato, minerar Bitcoins é um risco pois estamos alocando máquinas de valor elevado, com uma alta taxa de depreciação para realizar uma atividade que não temos certeza se irá se manter rentável. É um risco que estas mineradoras na nuvem ao invés de arcarem, estão transferindo para o usuário. Seu business se assemelha à uma corretora que não ganha na valorização de ações mas sim no fee cobrado em cada transação. Da mesma forma o Genesis-Mining não irá ganhar muito se a mineração se tornar extremamente rentável, o que irá ocorrer de fato é que mais pessoas irão procurar seus serviços e eles passarão a receber mais taxas.

Portanto, existem riscos mas não podemos associar que um esquema de Ponzi existe apenas porque existe risco associado ao business.

Mineração é Rentável?

Sim, é rentável. Atualmente, minerar Bitcoins é uma atividade rentável. Se você comprar um AntMiner S9 da BITMAIN por $ 3400,00 ou  ou seja, aproximadamente R$11500,00 e calcular sua rentabilidade pelo site da HashNest (que por acaso já fornece a aplicação para que você comece a minerar utilizando qualquer CPU ou GPU) utilizando como valor da energia 0,238 (valor obtido da Eletropaulo na data desta publicação) veremos que a rentabilidade mês é de R$ 1789,00 e que portanto o ROI no ano será 86%. Genesis-Mining e Hashflare estão com um ROI extremamente elevado porque estão em momento de transição para contratos anuais. Ao firmarem um contrato anual com os usuários e aumentarem seu custo de processamento o ROI de um investimento no Genesis-Mining ficará próximo do que estamos tratando aqui.

Obviamente que você poderá argumentar “lá o contrato é um ano com ROI de 90%, mas uma BITMAIN terei o rendimento para sempre”. Sim, de fato o investimento em um máquina, no longo prazo será mais rentável, porém você sabe qual o risco e capital inicial necessário assumir? A AntMiner necessita um investimento inicial de 11 mil reais conforme falamos anteriormente e infelizmente ela é a que tem o maior ROI para mineração de Bitcoin, ou seja, este será seu investimento inicial correndo o risco de que daqui um ano a dificuldade de mineração suba e o preço do Bitcoin caia e você estaria parada com uma máquina de 11 mil reais que só te dá prejuízo sem ter recuperado seu investimento inicial. Porém aqui ainda teremos a desvantagem de que você precisará importar esta máquina, aprender a utiliza-la, aprender diversos tecnicismos para tornar o investimento o mais rentável possível e disponibilizar um local físico apropriado para que ela minere 24 horas por dia 7 dias por semana.

Se analisarmos de forma consistente, mineração na nuvem é um business que faz sentido e portanto deveria parar de ser associado a scams. Isso é difícil muitas vezes pois este sentimento nada mais é do que a transferências de experiências passadas para acontecimentos do presente sem uma conexão direta e lógica, ou seja “cachorro que foi mordido por cobra tem medo de linguiça”.

Conclusão:

Sempre vão existir argumentos que irão levar a crer que uma determinada informação é falsa ou verdadeira. Neste artigo estamos tentando provar que a hipótese de que a empresas Genesis-Mining não é um scam, porém sempre haverá um argumento contrário que não poderemos mostrar que é falso. Provar que uma empresas não é um esquema é quase como provar que o universo não foi criado na última quinta-feira, ou seja entramos em um campo não mais científico e sim filosófico. Porém ao utilizarmos a Occam’s Razor podemos escolher um caminho a seguir, aquele que possui menos inferências ou hipóteses, ou seja de menor complexidade para ser explicado.

Veja também outros posts:

Hashflare é confiável?

O que é a Invebit?

 

 

Posts Relacionados

Bitcoin

Dificuldade de Mineração de Bitcoins

O que é a dificuldade de mineração de Bitcoins e como ela impacta na quantidade minerada por você? Para começar a minerar Bitcoins há uma série de aspectos tecnicos que precisam ser conhecido para que Leia mais…

Mineração

Mineração de Bitcoin na Nuvem 2017

Como posso minerar na nuvem e quais são as opções disponíveis? Primeiramente, o que é mineração não nuvem? Para entender o que é mineração na nuvem entenda o que é mineração e do que se Leia mais…

Mineração

O que é Cloud-Mining?

Cloud-Mining, ou também conhecido como mineração na nuvem, é o uso do poder de computação de um servidor remoto. Este modelo de mineração surge com o intuito de tentar ganhar com escala, rentabilidade sob o Leia mais…