Um dos principais fatores a ser considerado na escolha de uma corretora de criptomoedas é a confiança que a empresa transmite.
Hoje iremos analisar a Foxbit, a corretora brasileira que opera o meio volume de negociação de Bitcoins e está no mercado a mais de 3 anos.

Foxbit é confiável?

Em post anterior falamos um pouco sobre o Mercado Bitcoin. Para não sermos injustos falaremos um pouco das vantagens e desvantagens da Foxbit.

Abordaremos aspectos que fazem com que a gente tenha confiança na plataforma:

Histórico da Foxbit

Quando procuramos algo sobre o histórico da Foxbit, poucas informações são apresentadas.

No próprio site não há entrevistas, histórias ou qualquer coisa do tipo acessível de forma fácil:

Foxbit é confiável?

Este é um fator que já gera certa desconfiança. O próprio Mercado Bitcoin já trabalha esta questão muito melhor. Não há videos de boa qualidade da Foxbit assim como encontramos diversos trader que tem como preferência o Mercado Bitcoin como corretora.

Sob a gestão do CEO João Canhada, a Foxbit foi fundada em 2014 por Yonathan Yuri que hoje não faz mais parte do time (nem de investidores ou administradores), teve uma trajetória explosiva ao longo dos últimos anos ultrapassando a maior corretora (em volume de negociação) no Brasil que era o Mercado Bitcoin.

São poucas as fontes e informações que tivemos a respeito de seu histórico, menos do que achávamos que iriamos conseguir.

Foxbit não?

Muita gente não gosta da Foxbit e entendemos a razão. Porém também entendemos qual o motivo que faz com que a Foxbit seja a corretora Brasileira com maior volume de negociação.

Veja se concorda com nossa análise:

Inferterface

A Foxbit, assim como o Mercado Bitcoin, possui seu principal canal de negociação a plataforma web. Não há um aplicativo dedicado à Foxbit ou até mesmo ao Mercado Bitcoin o que coloca ambos em desvantagem com relação à players internacionais tais como Coinbase.

A interface da Foxbit é estável porém aparentemente bem amadora no que diz respeito à User Experience e construção. Aparentemente foi feita sob um framework simples sem realizar grandes alterações o que indica uma aparente “redução de custos”. Este é um fator preocupante pois se para própria experiencia do usuário houveram economias de recurso, não podemos imaginar o que foi economizado em segurança.

Sites tais como Bittrex, Hashflare, Genesis-Mining, Coinbase, possuem sistemas que garantem uma maior segurança ao acessar sua plataforma web, algo que a Foxbit não possuem, tão pouco o Mercado Bitcoin.

Foxbit é confiável?

Experiencias dos administradores

Quando olhamos o currículo dos dos administradores vemos que o CEO é bastante jovem e com quase nenhuma experiencia no mercado financeiro (acadêmica ou profissional). Logicamente que startups pequenas possuem CEO que muitas vezes não possuem grande experiência, no entretanto este é um grande fator de risco quando investidores anjo vão aportar recursos. O Vice-presidente Bernado Faria aparentemente possuem mais experiencia como empreendedor e administrador no mercado financeiro.

Foxbit é confiável?

Essa disparidade de experiencias e conhecimentos nos faz levantar mais dúvidas com relação ao histórico da empresa e à sua estabilidade como empresa. Uma empresa que possuem um time que mudou muito em um curto espaço de tempo nos leva a ter mais desconfiança e faz com que problemas de segurança e disponibilidade se tornem mais frequentes dado que a administração da empresa como um todo é volátil.

Reclame aqui

Como todo bom consumidor de serviços, olhare o Reclame aqui é fundamental para que tenhamos pelo menos uma pequena visão de como é o atendimento da empresa.

Só sabemos que uma empresa é boa quando temos problemas dentro da empresa e precisamos da ajuda dela para resolver aquele problema. O reclame aqui ajuda muito a medir essa característica que é essencial no mercado financeiro onde qualquer problema pode gerar prejuízos financeiros de grandes proporções.

Aparentemente a Foxbit não seria aprovada neste quesito também:

Foxbit é confiável?

para que não sejamos injustos vamos postar também a nota do Mercado Bitcoin no reclame aqui para referência.

Foxbit é confiável?

Nenhuma das corretoras apresentou uma nota muito boa no reclame aqui, porém a foxbit aparentemente por ser mais nova ainda não preparou sua estrutura de atendimento de uma forma tão eficiente.

Verificação de documentos e Indisponibilidade

A Foxbit, diferente do mercado Bitcoin não possuem tantos fatores de segurança e a verificação dos documentos é mais “amadora” do que a do Mercado Bitcoin.

Em um business onde isso é um fator de segurança importantíssimo, não podemos deixar de destaca-lo.

Ao escrever este post, tentamos realizar o envio de um documento para validação da conta e identificação. Neste momento nos deparamos com outro ponto importante, a disponibilidade da empresa:

Foxbit é confiável?

Ou seja, se hoje (na data desta publicação) você quiser criar uma conta e verificar seus documentos para que possa operar de forma segura, você não poderá. Infelizmente não é a primeira vez que entramos Foxbit e temos estes problemas.

Porque a Foxbit possuem maior volume de negociação?

Depois de destacarmos tantas desvantagens com relação ao Mercado Bitcoin, não conseguimos entender o porque do volume de negociação da Foxibit ser maior. O que nos levou a verificar as taxas e compara-las, pois para muita gente o mais importante é o preço e não a qualidade.

Taxas

Foxbit:

Foxbit é confiável?

 

Mercado Bitcoin:

Foxbit é confiável?

Quando analisamos, de fato as taxas do Mercado Bitcoin são maiores, cerca de 50% maiores. Quando trabalhamos com muitras operações e grandes volumes estas taxas tornam-se consideráveis e são um fato primordial para escolha da corretora.

A Foxbit também opera em mais países o que amplia seu mercado fazendo com que seu volume de negociação cresça.

Conclusão

O que podemos extrair de todas estas informações? Aparentemente a Foxbit, através de um bom posicionamento no mercado através de tarifas competitivas e plataforma simplificada conseguiu ganhar um bom público no Brasil. Por ter agido de forma rápida, aproveitou sua agilidade para expandir para outros países da América Latina grando assim grande parte do marketshare Latino. O fato de possuir menores taxas ganha um importante marketshare que é o dos investidores profissionais que operam em grande volume e quantidade.

Gostaríamos de recomendar a Foxbit apenas para investidores que já estão no mercado a mais tempo e operam grande volumes ou fazem muitas operações devido à vantagem que se tem com as taxas. Para novos usuários que querem conhecer o mundo de Criptomoedas e não querem passar por problemas ou dores de cabeça o Mercado Bitcoin parece uma escolha melhor.

 

Veja também:

Bittrex é confiável?

Bitcoin vs Blockchain

 


Deixe seu comentário

Posts Relacionados

Bitcoin

Previsão do Preço do Bitcoin 2018

Neste post iremos dar algumas das previsões que o mercado tem feito com relação ao preço do Bitcoin no futuro, ou mais especificamente em 2018. Além disso, falaremos um pouco das perspectivas um pouco mais a Leia mais…

Bitcoin

Mercado Bitcoin é Seguro?

Neste post faremos um review do Mercado Bitcoin como plataforma para comprar, vender e transacionar Bitcoins. Utilizamos principalmente o Mercado Bitcoin para comprar e vender Bitcoins, destacar os seguintes pontos: Histórico Já falamos anteriormente do Mercado Leia mais…

Bitcoin

É seguro investir em Bitcoin?

Vamos falar um pouco sobre investir em Bitcoin e até em outras criptomoedas. Será que é seguro comprar Bitcoins para vender posteriormente em uma expectativa de aumento do preço da moeda? O conceito de segurança, Leia mais…